quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O barbeiro e o judeu da prestação contra o sagento da motocicleta

O barbeiro  e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta.
  O livro ‘o barbeiro e o judeu da prestação contra  o sargento da motocicleta’ fala sobre um morro do Rio de Janeiro, uma barbearia, um sargento de polícia, um vendedor ambulante de origem judaica,uma mulher negociada  por dois homens, um embrulho de jornal misterioso.
Esta  novela –uma das melhores de Joel Rufino dos Santos- se passa no final da segunda guerra mundial. O nazismo seria derrotado  a ditadura do estado novo seria derrotada. Era uma época de esperança na paz  mundial ninguém sofreria mais por pertencer a raças diferentes, professar religião diferente, sentir ou pensar diferente.
A palestina seria repartida entre judeu e não judeu.
Era uma esperança. Não foi uma realidade.Gente continuou a sofrer pela mesma razões de antes. Mas continuou a ter como sempre desejo de amar criar filhos e sonhar com futuro.Agora falarei um pouco sobre o autor do texto bom nascido no Rio de Janeiro , em 1941 filhos de pais pernambucanos, Joel Rufino dos Santos viveu cerca de dez anos em São Paulo .
Historiador de origem, durante anos lecionou em cursinhos preparatório para vestibular, retornando a universidade federal do Rio de Janeiro, com anistia aos casados pelo regime militar onde lecionou literatura brasileira por mais de vinte anos , foi exilado na Bolívia e no Chile. publicou mais de cinquenta livros.
SANTOS, Joel Rufino dos. O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta. Joel Rufino dos Santos ; [ilustrações de Weberson Santiago].-2.ed.-São Paulo: Richmond educação, 2009.
Releitura do desenho da capa do livro feita pelo aluno Jefferson dos santos Vielevski 8ª  série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário